top of page

Prevenção às doenças musculoesqueléticas

Medicina Preventiva


Na Inala Pilates encontrei profissionais, ou melhor, Pessoas que se doam para levar alívio à dor, qualidade à vida, conforto ao sofrimento de cada paciente, de cada novo amigo. Assim, é o dia a dia das fisioterapeutas Ângela, Elaine e Fernanda da Inala Pilates.

Uma fato que sempre me chamou atenção como paciente da Dra. Elaine são as práticas sobre prevenção às doenças musculoesqueléticas.



Doenças musculoesqueléticas


Doenças que comprometem coluna cervical e lombar, articulações, tendões e nervos podendo ser causadas, desencadeadas ou agravadas por fatores laborais, má postura, movimentos repetitivos, a falta de preparo físico, a genética e o envelhecimento.

A principal ação contra a doença musculoesquelética é a prevenção com práticas esportivas assistidas por um profissional de educação física. A outra opção é tratamento com médico ortopedista ou outra especialidade ligada à medicina esportiva e o fisioterapeuta.

Cuide bem do seu corpo antes que ocorra as lesões. Busque orientação antes de praticar qualquer atividade física (fisioterapeuta, médico, educador físico). O principal sintoma é sempre a dor e por isso é importante o acompanhamento constante deste profissionais. As pausas são de vital importância quando o assunto é a tendinite (Ler/DORT). Além, do acompanhamento de um profissional de ergonomia e a aplicação correta da mesma. Procurar saber sempre o seu limite. O excesso é a causa mais constante.



Níveis de prevenção


A prevenção primária é o movimento anterior a existência de qualquer desconforto ou doença. A secundária, o tratamento, alívio ou cura de qualquer processo inflamatório ou degenerativo. E na prevenção terciária a readaptação ou recolocação ou acompanhamento nas atividades anteriores são sempre um grande desafio.


Prevenção quaternária

Na Inala Pilates encontrei um nível de prevenção, antes observado por mim apenas na literatura, a prevenção quaternária. Conceito desenvolvido e descrito por Marc Jamoulle no dicionário da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA) na qual o paciente pode ser visto como um indivíduo com características e necessidades únicas. As intervenções devem ser feitas de forma particular em contraposição a prevenção como estratégias populacionais. Evitando assim a supermedicalização e dando ênfase a humanização do atendimento.



“LER/Dort: como superar o abismo entre o conhecimento e ações de prevenção”


No Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), a Fundacentro promove evento que promete aprofundar os temas doenças osteomusculares e prevenção às LER/Dort às 14 horas do dia 28 de fevereiro de 2023 em seu canal do Youtube (Fundacentro).


Acesse às 14h no Youtube no dia 28/02/2023: Fundacentro


Fontes:

  1. Rose, Geoffrey (1992). Estratégias da Medicina Preventiva. Porto Alegre: Artmed, 2010.

  2. A incerteza, a consulta, a medicina centrada na pessoa e os riscos. Acesso em 07 fev. 2022. https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/3/unidades_casos_complexos/unidade25/tema_01b.htm

  3. Como surgem e implicações das doenças musculoesqueléticas. Acesso em 12 fev. 2023. https://descomplica.com.br/blog/doenca-musculoesqueletica/

  4. Introdução aos sintomas de doenças musculoesqueléticas. Acesso em 12 fev. 2023. https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/sintomas-de-doen%C3%A7as-musculoesquel%C3%A9ticas/introdu%C3%A7%C3%A3o-aos-sintomas-de-doen%C3%A7as-musculoesquel%C3%A9ticas

  5. Doenças Musculoesqueléticas. Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação. Acesso em 12 fev. 2023. http://www.spmfr.org/

  6. Fundacentro realiza live sobre LER/Dort - Ação é em alusão ao Dia Mundial de Combate às LER/Dort. Acessoem 25 Fev. 2023. https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/fevereiro/fundacentro-realiza-live-sobre-ler-dort


Comments


bottom of page